Todo projeto é regido por uma lei: a Lei de Murphy! Portanto, é necessário a identificação e análise de riscos do projeto.
Primeiro um conceito – o que é Risco?
Risco é um evento incerto, que caso aconteça podera trazer algum impacto – positivo ou negativo – em um dos objetivos do projeto.
O enfoque é levantar principalmente os riscos negativos.
Como fazer?
De forma colaborativa:. Cada participante deverá pegar de 3 a 5 Post its AMARELOS – PEQUENOS e descrever, em silêncio, sem comentar com os outros o que cada um está pensando, usando a seguinte sintax
CASO ___(evento de risco identificado)________, PODERÁ ____(consequencia que trará ao projeto)_______.
Exemplo: CASO chova muito, PODERÁ estragar o material e atrasar o Projeto.
Em seguida o Grupo deverá analisar a PROBABILIDADE de o Risco acontecer e o IMPACTO e colocar o Post it AMARELO na Matriz PxI.
Ao terminar de colocar os Post its amarelos, enumerar Os Post Its e o “quadradinho”em que cada Post it tiver sido c olocar – para identificar que o risco “n” está ali – pois o Post it será removido na sequencia.
Na sequencia, pensar nas RESPOSTAS aos Riscos, através do uso de Post Its VERDES para cada Post It AMARELO – Principalmente o que caíram na área VERMELHA – riscos mais Graves – ou sjea, maior grau de exposição em termos de Probabilidade e Impacto, e na sequencia MUDAR O POST IT DO RISCO DE LUGAR. Ou Eliminando ou Mitigando o rsico.
Por último deve ser escrito um POST IT ROXO com um Plano B – ou seja, uma ação de CONTINGÊNCIA – o que fazer caso o risco aconteça, apesar de ter sido pensado em uma ação de Mitigação do risco.
Ilustração de como a Matriz P x I de Riscos